Postagem em destaque

TEATRO AMAZONAS

Recentemente a cidade de Manaus foi escolhida como um dos dez destinos em ascensão no mundo. A capital amazonense aparece na 9ª posição como destino internacional no Traveller’s Choice Awards 2014, premiação do site de turismo TripAdvisor baseada em milhões de opiniões e comentários de viajantes ao redor do mundo.

E um dos principais pontos, que não deve ser deixado de visitar, é o Teatro Amazonas, localizado no centro da capital.






























Inaugurado em 1896, o teatro se destaca pelo estilo eclético de sua estrutura, com detalhes únicos que o torna um dos monumentos mais conhecidos do Brasil, inclusive internacionalmente.

Com característica barrocas, o projeto arquitetônico é de autoria do Gabinete Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa, em 1883. Foram trazidos arquitetos, construtores, pintores e escultores da Europa para a realização da obra. A decoração interna ficou ao encargo de Crispim do Amaral, com exceção do Salão Nobre, a área mais luxuosa do prédio, entregue ao artista italiano Domenico De Angelis. WIKIPÉDIA


A sala de espetáculos do teatro tem capacidade para 701 pessoas, distribuídas entre a plateia e os três andares de camarotes.


Um detalhe que chama bastante a atenção, é a pintura no teto do Salão Nobre. De autoria de Domenico de Angelis chamada "A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia", de 1899.

 O que sem dúvida também desperta interesse é a cúpula, localizada no teto do Teatro Amazonas. Com bandeiras do Brasil e um formato espetacular, a cúpula demonstra a riqueza dos detalhes arquitetônicos expostos nesse local.



Comentários