PLANTAS PARA CASA QUE NÃO PRECISAM DE SOL
Uma ótima forma de trazer mais aconchego e charme para a casa, pagando pouco, são as plantas. Independente o ambiente da sua casa, ela traz leveza, melhora o ar e renovam as energias do ambiente.
Algumas plantas não necessitam de muitas manutenções, mas precisam de carinho e alguns cuidados. Em casas com um espaço bem amplo pode abusar de vasos e plantas maiores. Em espaços menores um jardim vertical ou pequenos vasos tem o poder de transformar o local. As plantas não precisam ficar expostas ao sol, mas devem ter o mínimo de luz natural para que sobrevivam, por isso escolha um local próximo a janela ou na varanda para acomodá-las. Abaixo vou trazer 5 plantas que você pode utilizar sem medo e como cuidar de cada uma.
1) BEGÔNIA
Com mais de 1000 espécies e cores como vermelha, amarela, branca, rosa e salmão, as Begônias florescem na maior parte do ano, por isso é ideal para serem cultivas tanto na parte externa da casa, quando na interna.
Créditos: Wallpaper
O cuidados com essa planta começam a partir da escolha da espécies. A Begônia não gosta de locais com baixas temperaturas, e algumas espécies não se adaptam em vasos. Algumas instruções são:
Dica 1 - Para vasos escolha espécies como Begônia sarmentosa (Begonia sarmentacea), Begônia de folha (Begonia x sementacea) e Begônia olmo (Begonia ulmifolia) ou prateada (Begonia venosa).
Dica 2 - Escolha o local onde ela ficará. De preferência um lugar quente e com luz indireta.
Dica 3 - Prepare o local para o plantio. O ideal para vasos é utilizar terra enriquecida com matéria orgânica.
Dica 4 - Regue frequentemente (3 vezes por semana) até a planta se adaptar ao ambiente. Após o período de adaptação a rega poderá ser feita em um maior espaço de tempo.
2) BROMÉLIA
Tipo de vegetação tropical, a Bromélia assim como a Begônia pode ser cultivada em canteiros fora de casa ou em vasos no interior da residência. Com diversas espécies, a Bromélia tem como características folhas verdes em formato de roseta e bastante flores com diferentes cores.
Créditos: Rainer
Apesar de haver diferentes espécies dessa planta, os cuidados são bem parecidos.
Dica 1 - Quanto mais escuras forem suas folhas, maior será a necessidade de luz natural. Evitar deixar expostas ao sol.
Dica 2 - Opte pelo plantio em vasos de cerâmica ou barro. Esses materiais vão manter o substrato fresco.
Dica 3 - Utilize substrato leve, sendo indicado adicionar a mistura do solo, materiais como cascas de pinus e fibra de coco.
Dica 4 - Regue a Bromélia com frequência (3 vezes por semana) molhando toda sua parte central e borrifando água em suas folhas nos dias mais quentes.
Dica 5 - Devido ao seu formato, a Bromélia pode acumular água e atrair o mosquito da dengue, por isso uma dica é adicionar um pouco de pó de café em sua roseta central.
Dica 6 - Por ser uma planta sensível, não utilize inseticidas e fungicidas.
3) MARANTA
Maranta é um gênero de plantas que possuem como características as folhas totalmente estampadas. São diversas especies, como: Maranta-pavão, Maranta-cascavel, Maranta-tricolor, Maranta-riscada, a Maranta Burle Marx e a Maranta Zebrinha.
Créditos: Pinterest
Os cuidados são parecidos também com todos os tipos de Maranta. Algumas dicas são:
Dica 1 - Acomodar as Marantas em locais de meia-sombra. Uma dica é dar banho de sol entre as 7 horas e 9 horas da manhã.
Dica 2 - Regar com frequência (3 vezes por semana).
Dica 3 - Em dia mais quente e secos, borrife águas nas folhas da Maranta.
Dica 4 - Adubo orgânico garante nutrientes para a planta.
4) CICLANTO
Também conhecido como Mapuá é uma planta nativa da amazônia. Pode atingir até 1.80 metros. O ideal dessa planta é que seja plantada no solo, fincando linda embaixo de escadas ou em jardim de inverno por exemplo. Mas também pode ser plantadas em vasos, porém seu desenvolvimento é atrapalhado.
Créditos: Pinterest
Para que suas folhagens cresçam bonitas e saudáveis são necessários alguns cuidados frequentes. Algumas dicas são:
Dica 1 - Plantar preferencialmente em solo. O vaso pode atrapalhar o desenvolvimento.
Dica 2 - O substrato deve estar constantemente úmido. Regar a terra por volta de 3 vezes por semana.
Dica 3 - Utilizar junto a terra adubos com nutrientes.
Dica 4 - Não deixar em locais frios, o Ciclanto não se adapta a esses ambientes.
5) ARECA-BAMBU
Também conhecido como Palmeira-Areca, essa espécie de palmeira fica ótima em ambientes como sala de estar, quarto ou recepção. Planta de porte médio, possui folhas grandes e por isso pode precisar de podas.
Créditos: Pinterest
Essa é uma espécie que além de ficar linda em vasos, exige pouca manutenção, então se você não tem muito tempo para cuidar das plantas, essa é uma ótima opção. Algumas dicas são:
Dica 1 - Plantar em solo enriquecido por matéria orgânica.
Dica 2 - Irrigar com frequência (3 vezes por semana), mas não se preocupe se esquecer uma vez ou outra, elas suportam bem.
Dica 3 - É uma planta que gosta de clima tropical e úmido, porém se adapta bem também a climas mais amenos.
Dica 4 - Adube a planta mensalmente entre a primavera e o outono.
E ai, quais plantinhas vocês tem em casa? Gostaram dessas ideias? Comentem ai
Adorei as dicas de plantas!
ResponderExcluirLegal
ResponderExcluir