Postagem em destaque

ÁRVORES BONSAI




Nesse post resolvi falar que uma coisa que chama bastante atenção e garanto que chama a sua também. Árvores bonsai em japonês 盆栽, significa ''árvore num vaso''. Acredita-se ser originaria da China,apesar de forte influencia no Japão.

Mas é isso mesmo, a bonsai é uma planta, cuja característica reproduz uma árvore de porte grande, geralmente plantadas em em um vaso raso.
Apesar de pequenas, essas miniaturas de árvores necessitam de um cuidado bem complexo. A maioria delas morrem por descuido do seu dono,pois as tratam como objetos, e esquecem que é um ser vivo. Esse tipo de planta requer paciência, uma correta adubagem, regagem, e o principal, um pouco de habilidade artística para reproduzir o formato da árvore.
Alguns antepassados japoneses e chineses acreditavam que as árvores bonsai, representavam dinheiro,sorte,mas é lenda,o verdadeiro significado dela é a descontração,passatempo,criatividade, é o plantar e colher resultados. Seria até uma técnica para pessoas que passam por depressão,ou que se sintam sozinhos. 
Então, para quem ficou interessado em cultivar o bonsai, trarei dicas para não deixarem as plantas morrerem,além de algumas técnicas.

Como cuidar da sua árvore bonsai:


1- Adubo

Esse gênero de planta necessita ser bem adubada. Inicie com adubos orgânicos em pó, e se ela não se adaptar, vá alterando para o líquido, granulados e minerais, mas CUIDADO, excesso de adubo mata a planta. 

2- Rega 

Deve-se regar o bonsai 1 vez a cada 2 dias em clima normal. Quando a temperatura está quente, e o clima seco, são necessárias até 2 regas ao dia. No frio 1 rega a cada 2 dias. 
Para ajudar a saber se a planta está precisando de água é só fazer um teste rápido. Coloque o dedo dentro da terra/adubo para sentir a umidade, se estiver um solo duro ou seco tem que regar. Na hora de regar comece jogando água pelas folhas e não diretamente no prato. CUIDADO, excesso de água mata a planta.

3- Luminosidade

Como toda planta fotossintetizante, ela precisa da luz para produzir seu alimento natural. A luz necessária é aquela intermediária, ou seja, não tão forte e não tão fraca.
Para saber qual luz sua espécie necessita, deve-se buscar informações relativas a ela, mas da para fazer um teste rápido. Escolha um local, de preferencia em ambientes externos, se a planta ficar com as folhas amareladas é porque tem muita luz, se ficar com folhas escuras de mais, é porque está faltando iluminação, sendo assim é só movê-la até que se estabilize.

4- Troca de vaso

Geralmente a cada 2 anos o bonsai necessita de uma troca de vaso. O motivo é que, as raízes crescem e ocupam todo o espaço do vaso, mas esse tempo pode variar. 
Vendo que precisa ser feita a mudança o que você fará?
É simples, tire a planta do vaso anterior, desinformando-a, e corte dois terços da sua raiz, e transplante em um novo vaso.

5- Doenças

Os pulgões (semelhantes as pulgas), são insetos que atacam a planta e costumam aparecer nos bonsais. O uso de fungicidas é inutilizável em plantas domésticas, então, para matar esse tipo de praga, borrife água misturadas com detergente, somente na área afetada, pois se atingir outras áreas pode espalhar a doença.
Mantenha a planta sempre adubada para ajudar a eliminar a proliferação de doenças.

6- Desenho

Talvez a parte mais importante, o para desenhar a planta de maneira que a faça parecer uma árvore, é necessária habilidade. As técnicas são as mesmas utilizadas na jardinagem e diferem quanto ao tipo do bonsai que está se tratando. Uma dica é, não corta-las por si, se não souber deve-se pedir ajuda a um profissional, pois pode matar a planta.

Uma dica bem legal para os bonsais, é recriar elementos da natureza ao redor dessas plantas. Fonte, rochas, musgos são bem interessantes e ajuda no desenvolvimento da planta.




Abaixo, algumas fotos de bonsais para lhes inspirarem mais ainda








Comentários